Cannabis e HIV Dor,Neuropatia Um ensaio randomizado, controlado por placebo, crossover de cigarros de cannabis em dor neuropática 

Um ensaio randomizado, controlado por placebo, crossover de cigarros de cannabis em dor neuropática 

Realizamos um estudo crossover duplo cego, controlado por placebo, avaliando a eficácia analgésica do fumo de cannabis para dor neuropática. Trinta e oito pacientes com dor neuropática central e periférica foram submetidos a um procedimento padronizado para fumar alta dose (7%), baixa dose (3,5%) ou cannabis placebo. Além do desfecho primário da intensidade da dor, as medidas de desfecho secundário incluíram dor evocada usando limiar de dor de calor, sensibilidade ao toque leve, efeitos colaterais psicoativos e desempenho neuropsicológico. Um modelo linear misto demonstrou uma resposta analgésica ao fumo de cannabis. Nenhum efeito na dor evocada foi visto. Os efeitos psicoativos foram mínimos e bem tolerados, com alguns efeitos cognitivos agudos, particularmente com a memória, em doses mais elevadas. 

Perspectiva: Este estudo adiciona a um conjunto crescente de evidências de que a cannabis pode ser eficaz na amenização da dor neuropática, e pode ser uma alternativa para pacientes que não respondem ou não toleram outras drogas. No entanto, o uso da maconha como medicamento pode ser limitado pelo seu método de administração (tabagismo) e efeitos cognitivos agudos modestos, particularmente em doses mais altas. 

Artigo: A randomized, placebo-controlled, crossover trial of cannabis cigarettes in neuropathic pain

DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpain.2007.12.010

Mais artigos