Contexto
β-caryophyllene (BCP) é uma constituição comum dos óleos essenciais de numerosas especiarias, plantas alimentícias e componente principal da Cannabis. O presente estudo investigou a contribuição de sistemas de canabinoide periférico (CB) e opioides na antinocicepção produzida pela injeção intraplantar (i.pl.) de BCP. Também foi examinada a interação entre BCP periférico e morfina.
Método
O efeito antinociceptivo de i.pl. O BCP foi avaliado pelos testes de capsaicina em camundongos. Antagonistas para receptores cb e opioides, e antisera contra β-endorfina foram injetados periféricamente antes de i.pl. injeção de BCP. A morfina em combinação com BCP foi injetada subcutânea ou intratecally.
Resultados
O i.pl. injeção de dose BCP dependente da resposta nociceptiva induzida pela capsaicina. O efeito antinociceptivo produzido pelo BCP foi impedido pelo pré-tratamento com AM630, um antagonista seletivo do receptor CB2, mas não pelo AM251, um antagonista seletivo do receptor CB1. O pré-tratamento com naloxona, um antagonista do receptor opioide, e β-funaltrexamina, um antagonista seletivo μ-opióide, inverteu o efeito antinociceptivo do BCP. O pré-tratamento com methiodida naloxona, um antagonista periféricamente atuante para receptores opioides e antisera contra β-endorfina, resultou em um efeito antagonizante significativo na antinocicepção induzida pelo BCP. A antinocicepção induzida por morfina foi aumentada por uma dose baixa de BCP. O efeito aumentado da morfina em combinação com BCP foi antagonizado significativamente pelo pré-tratamento com naloxona.
Conclusões
Os resultados atuais demonstram que a antinocicepção produzida pela i.pl. O BCP é mediado pela ativação de receptores CB2, o que estimula a liberação local de queratinócitos do opioide endógeno β-endorfina. A injeção combinada de morfina e BCP pode ser uma alternativa no tratamento da dor quimigênica.