Objetivos: Realizar uma revisão sistemática para avaliar a eficácia de extratos de cannabis e canabinoides no manejo da dor neuropática crônica não-malignante.
Método: As pesquisas eletrônicas de banco de dados foram realizadas utilizando Medline, PubMed, Embase, todas as revisões de medicamentos baseadas em evidências e Web of Science, através da comunicação com o Consórcio Canadense para a Investigação de Canabinoides (CCIC), e pesquisando índices impressos a partir de 1950. Os termos utilizados foram maconha, marihuana, cannabis, canabinoides, nabilona, delta- 9-tetrahidrocanabinol, canabidiol, ácido ajulemico, dronabinol, dor, crônica, doença e neuropática. Foram selecionados ensaios randomizados controlados por placebo (RCTs) envolvendo cannabis e canabinoides para o tratamento de dor crônica não-malignante. Os desfechos considerados foram redução da intensidade da dor e eventos adversos.
Resultados: Dos 24 estudos que examinaram a dor neuropática crônica, 11 estudos foram excluídos. Os 13 estudos incluídos foram classificados utilizando-se a Escala de Jadad para medir o viés na pesquisa da dor. A avaliação desses estudos sugeriu que os canabinoides podem fornecer analgesia eficaz em condições crônicas de dor neuropática que são refratárias a outros tratamentos.
Conclusão: Extratos medicinais à base de cannabis usados em diferentes populações de pacientes crônicos de dor neuropática não-malignante podem fornecer analgesia eficaz em condições refratárias a outros tratamentos. Outros estudos de alta qualidade são necessários para avaliar o impacto da duração do tratamento, bem como a melhor forma de entrega de medicamentos.