Contexto
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) leva à disfunção da barreira hematoencefálica (BBB) que não se resolve apesar da supressão viral na terapia antirretroviral (TARV) e está associada a desfechos clínicos adversos. Em modelos pré-clínicos, a cannabis restaura a integridade do BBB.
Método
Estudamos pessoas com HIV (PWH) e hiv-negativos (HIV−) que haviam usado cannabis recentemente. Avaliamos 2 biomarcadores de permeabilidade BBB: o fluido cefalorraquidiano (CSF) para a relação de albumina de soro (CSAR) e os níveis de CSF de receptor ativador de plasminogen solúvel de urokinase (suPAR), um receptor para uPA, uma enzima proteolítica degradante que interrompe o BBB. Um índice composto dos marcadores BBB foi criado utilizando-se a análise dos componentes principais. A lesão neural foi avaliada usando luz de neurofilamento (NFL) em CSF por imunoensaio.
Resultados
Os participantes foram 45 PWH e 30 portadores de HIV, indivíduos de idade e etnia semelhantes. Entre os PWH, os níveis mais elevados de SuPAR CSF correlacionam-se com maiores valores CSAR (r = 0,47, P < .001). PWH apresentou valores de índice BBB (mais anormais) do que os indivíduos com HIV (média ± DP, 0,361 ± 1,20 vs -0,501 ± 1,11; P = 0,0214). O sorostatus hiv interagiu com a frequência de uso da cannabis, de modo que o uso mais frequente da cannabis esteve associado a valores de índice BBB mais baixos em PWH, mas não em indivíduos com HIV. Os piores valores do índice BBB foram associados à maior NFL em CSF (r = 0,380, P = 0,0169).
Conclusões
A cannabis pode ter um impacto benéfico na lesão da barreira hematoencefálica associada ao HIV. Uma vez que a interrupção do BBB pode permitir o aumento da entrada de toxinas como antígenos microbianos e mediadores inflamatórios, com consequente lesão do CNS, esses resultados suportam um potencial papel terapêutico da cannabis entre pvh e podem ter implicações importantes no tratamento para a eficácia e toxicidade da ART.
Artigo: Beneficial Effects of Cannabis on Blood–Brain Barrier Function in Human Immunodeficiency Virus