Contexto
A dosagem precisa do tratamento da cannabis continua sendo um grande desafio, levando à relutância dos médicos em prescrever cannabis medicinal.
Objetivo
Para testar a farmacocinética, efeito analgésico, desempenho cognitivo e efeitos de segurança de um dispositivo médico inovador que permite a entrega de doses terapêuticas inaladas de Δ9-Tetrahidrocanabinol (THC) em pacientes com dor crônica.
Método
Em um ensaio randomizado, de três braços, duplo-cego, controlado por placebo, cross-over, 27 pacientes receberam uma única inalação de Δ9-THC: 0,5mg, 1mg ou um placebo.
Os níveis de plasma Δ9-THC foram medidos na linha de base e até 150 min pós-inalação. Os parâmetros de intensidade e segurança da dor foram registrados em uma escala analógica visual de 10 cm (VAS) em pontos de tempo pré-definidos. O desempenho cognitivo foi avaliado utilizando-se os subtestes seletivos da Bateria Automatizada de Teste Neuropsicológico de Cambridge (CANTAB).
Resultados
Após a inalação de 0,5 mg ou 1mg, o plasma Δ9-THC Cmax ± SD foram 14,3 ± 7,7 e 33,8 ± 25,7 ng/ml. Tmax ± SD foram 3,7 ± 1,4 e 4,4 ± 2,1 min, e AUC0 → infinito±SD foram 300 ± 144 e 769 ± 331 ng*min/ml, respectivamente. Ambas as doses, mas não o placebo, demonstraram uma redução significativa na intensidade da dor em comparação com a linha de base e permaneceram estáveis por 150 minutos. A dose de 1 mg mostrou uma diminuição significativa da dor em relação ao placebo. Os eventos adversos foram, em sua maioria, leves e resolvidos espontaneamente. Não houve evidência de comprometimentos consistentes no desempenho cognitivo.
Conclusão
Este estudo de viabilidade demonstrou que um inalador de cannabis com dose medida forneceu doses precisas e baixas de THC, produziu um efeito analgésico dependente de dose e seguro em pacientes com dor neuropática/síndrome da dor complexa-regional (PCR). Assim, permite a individualização de regimes de cannabis medicinal que podem ser avaliados farmacocineticamente e farmacodinamicamente por modelos farmacêuticos aceitos.
Significado
Evidências sugerem que os medicamentos à base de cannabis são um tratamento eficaz para dor crônica em adultos. A farmacocinética do THC varia em função de sua rota de administração. Assimilação pulmonar de THC inalado causa rápido aparecimento de analgesia. No entanto, as rotas atualmente utilizadas de entrega de canabinoides fornecem doses desconhecidas, impossibilitando a implementação de um plano de tratamento padrão farmacêutico. Um novo inalador de cannabis de dose seletiva fornece doses significativamente baixas e precisas de THC, permitindo assim a administração de medicamentos à base de cannabis inalados de acordo com altos padrões farmacêuticos. Essas baixas doses de THC podem produzir analgesia segura e eficaz em pacientes com dor crônica.