Cannabis e HIV Dor,Neuropatia Cannabis na dolorosa neuropatia sensorial associada ao HIV – Um estudo randomizado controlado por placebo 

Cannabis na dolorosa neuropatia sensorial associada ao HIV – Um estudo randomizado controlado por placebo 

Usar maconha efetivamente alivia a dor neuropática crônica associada ao HIV, incluindo dormência dolorosa e queima, de acordo com um estudo publicado em 13 de fevereiro de 2007, edição da Neurologia®, a revista científica da Academia Americana de Neurologia.  

Para o estudo, 50 pessoas com neuropatia sensorial associada ao HIV, o transtorno nervoso mais comum do HIV, foram admitidas em um hospital da Califórnia e aleatoriamente atribuídas a fumar maconha ou cigarros placebo idênticos três vezes por dia.  por cinco dias.  

O estudo descobriu que as pessoas que fumavam maconha reduziram sua dor nervosa diária em 34% em comparação com 17% no grupo placebo.”  

Fumar maconha foi bem tolerado e efetivamente aliviava a dor nervosa crônica da neuropatia sensorial associada ao HIV”, disse o autor do estudo Donald Abrams, MD, do Hospital Geral de São Francisco, em São Francisco, Califórnia.  

“Nossos achados mostram que a quantidade de alívio do fumo de maconha é comparável ao alívio fornecido por drogas orais atualmente usadas para dor nervosa crônica.” 

Abrams diz que, enquanto alguns pacientes com HIV com dor nervosa crônica são capazes de tomar drogas anticonvulsivos, como lamotrigina e gabapentina, para aliviar a dor, alguns pacientes não respondem bem a essas drogas. Ele diz que é por isso que há um interesse maior em avaliar a maconha como um tratamento para dor nervosa crônica.  

O estudo também descobriu que o primeiro cigarro de maconha reduziu a dor crônica em uma média de 72% contra 15% com placebo. E mais da metade das pessoas que fumavam maconha relataram mais de 30% de redução da dor, em comparação com 24% no grupo placebo. 

Os participantes do estudo não relataram efeitos colaterais graves. Pesquisadores dizem que resultados semelhantes foram relatados em dois estudos recentes controlados por placebo de terapias relacionadas à maconha para dor nervosa associada à esclerose múltipla.  

O estudo foi apoiado pelo Centro de Pesquisa em Cannabis Medicinal da Universidade da Califórnia e realizado no Centro De Pesquisa Clínica Geral financiado pela Saúde do Hospital Geral de São Francisco. 
 

O estudo 

Objetivo: Determinar o efeito da cannabis defumada na dor neuropática da neuropatia sensorial associada ao HIV e um modelo experimental de dor. 

Métodos: Ensaio prospectivo randomizado controlado por placebo realizado no Centro de Pesquisa Clínica Geral internado entre maio de 2003 e maio de 2005 envolvendo adultos com neuropatia sensorial dolorosa associada ao HIV. Os pacientes foram aleatoriamente designados para fumar cannabis (3,56% tetrahidrocanabinol) ou cigarros placebo idênticos com os canabinoides extraídos três vezes por dia durante 5 dias. As medidas de desfecho primário incluíram classificações de dor crônica e o percentual que alcançou >30% de redução na intensidade da dor. Efeitos analgésicos agudos e anti-hiperalgésicos da cannabis defumada foram avaliados por meio de um procedimento de estimulação térmica cutânea e do modelo de sensibilização térmico/capsaicina. 

Resultados: Cinquenta pacientes completaram todo o estudo. A cannabis defumada reduziu a dor diária em 34% (redução mediana; IQR = −71, −16) vs 17% (IQR = −29, 8) com placebo (p = 0,03). A redução de 30% na dor foi relatada por 52% no grupo da cannabis e 24% no grupo placebo (p = 0,04). O primeiro cigarro de cannabis reduziu a dor crônica em uma mediana de 72% vs 15% com placebo (p < 0,001). A cannabis reduziu a hiperalgesia induzida experimentalmente tanto para os estímulos capilares de escova quanto de von Frey (p ≤ 0,05), mas parecia ter pouco efeito na dor da estimulação térmica nociva. Nenhum evento adverso grave foi relatado. 

Conclusão: A cannabis defumada foi bem tolerada e efetivamente aliviada dor neuropática crônica da neuropatia sensorial associada ao HIV. Os achados são comparáveis aos medicamentos orais utilizados para dor neuropática crônica. 

Matéria original: Marijuana Relieves HIV Nerve Pain

Artigo: Cannabis in painful HIV-associated sensory neuropathy – A randomized placebo-controlled trial 

DOI: https://doi.org/10.1212/01.wnl.0000253187.66183.9c

Mais artigos

Cannabis e dor crônica intratável: uma análise retrospectiva exploratória da coorte italiana de 614 pacientes Cannabis e dor crônica intratável: uma análise retrospectiva exploratória da coorte italiana de 614 pacientes 

Contexto: Apesar do crescente interesse pelo uso terapêutico da cannabis para gerenciar a dor crônica, apenas dados limitados que abordam essas questões estão disponíveis. Nos últimos anos, várias nações introduziram [...]

Canabinoides consumidos oralmente fornecem alívio duradouro da alodinia em um modelo de rato com dor neuropática crônica Canabinoides consumidos oralmente fornecem alívio duradouro da alodinia em um modelo de rato com dor neuropática crônica 

A dor crônica afeta uma porcentagem significativa da população dos Estados Unidos, e medicamentos para dor disponíveis, como opioides, têm desvantagens que tornam o uso a longo prazo insustentável. Os [...]