Contexto: Existem poucos modelos que podem controlar os efeitos de placebo e expectativa comumente observados em ensaios clínicos que medem a farmacodinâmica ‘Cannabis’. Utilizamos o modelo de Contrição Inflamatória De Foramen Rotundum trigeminal de lesão do nervo infraorbital (FRICT-ION) para medir o efeito de óleo de cânhamo extraído de “espectro completo” em células de cânhamo extraídas crônicas em camundongos.
Método: Os camundongos BALBc machos foram submetidos ao modelo de dor neuropática crônica FRICT-ION com inserção oral através de uma incisão no vinco bucal/bochecha de 3 mm de sutura intestinal cromica (4-0). A sutura, presa ao longo do ramo nervoso trigêmeo V2, cria uma irritação contínua que se desenvolve em hipersensibilidade mecânica secundária no focinho. Os estímulos de filamento von Frey na almofada do bigode do rato foram utilizados para avaliar o limiar de dor mecânica de 0-6 h após a dosagem entre animais (n = 6) expostos a 5 μL de óleo de cânhamo extraído de planta inteira combinado com um veículo de manteiga de amendoim (0,138 mg/kg), o veículo sozinho (n = 3) 7 semanas após a cirurgia, ou uma condição de controle ingênuo (n = 3).
Resultados: A liga mecânica foi aliviada dentro de 1h (d = 2,50, p < 0,001) com efeito de reversão máxima em 4 h (d = 7,21, p < 0,001) e permaneceu significativa durante toda a janela de observação de 6h. Não houve alteração de limiar no whisker contralateral após a administração do óleo de cânhamo, demonstrando a localização da resposta anestésico às áreas afetadas. Conclusão: Pesquisas futuras devem se concentrar em como todo o óleo de cânhamo extraído da planta afeta sistemas multissensoculares e cognitivo-atencionais que processam a dor.
Artigo: The Therapeutic Effectiveness of Full Spectrum Hemp Oil Using a Chronic Neuropathic Pain Model