Cannabis e HIV Dor Um exame naturalista em larga escala dos efeitos agudos da cannabis na dor 

Um exame naturalista em larga escala dos efeitos agudos da cannabis na dor 

Introdução: O uso de cannabis para alívio da dor é comumente relatado, mas estudos laboratoriais e ensaios clínicos sugerem que os canabinoides são analgésicos fracos, e não está claro se reduções percebidas na dor de antes para depois do uso da cannabis se relacionam com fatores como dose, método de administração, teor de fitocanabinoides ou a idade ou sexo do usuário. Determinamos se a inalação da cannabis diminuiu os índices de dor autorreportados, bem como se o sexo do usuário, idade, tempo, método de administração, teor de tetrahidrocanabinol (THC)/canabidiol (CBD) ou dose de cannabis contribuem para mudanças nessas classificações. Também examinamos se a tolerância pode desenvolver-se aos efeitos analgésicos da cannabis ao longo do tempo. 

Materiais e Métodos: Os dados de arquivamento foram obtidos a partir do Strainprint®, um aplicativo de cannabis medicinal que permite aos pacientes rastrear sintomas antes e depois do uso de diferentes cepas e doses de cannabis. Modelos latentes de escore de mudança e modelos multinível foram usados para analisar dados de 131.582 sessões em que a cannabis inalada foi usada para tratar “dor muscular”, “dor nas articulações” ou “dor nervosa”. 

Resultados: Para os três sintomas de dor, as classificações de gravidade diminuíram significativamente após o uso da cannabis. As mulheres relataram maior gravidade da dor da linha de base e pós-canabis do que os homens, e os homens relataram maiores quedas na dor do que as mulheres. Nem o teor de THC nem o CBD nem sua interação previram reduções nas classificações de dor. No entanto, o vaping esteve associado a reduções maiores nas classificações de dor nas articulações do que o tabagismo, e doses mais baixas foram associadas a reduções maiores nas classificações de dor nervosa. Além disso, para os três sintomas de dor, a dose de cannabis usada para controlar a dor aumentou significativamente ao longo do tempo. 

Conclusões: A cannabis inalada reduz a gravidade da dor autorreportada em ∼42-49%. No entanto, essas reduções parecem diminuir ao longo do tempo, e os pacientes usam doses maiores ao longo do tempo, sugerindo que a tolerância analgésica se desenvolve com o uso contínuo. 

Artigo: A Large-Scale Naturalistic Examination of the Acute Effects of Cannabis on Pain

DOI: https://doi.org/10.1089/can.2020.0068

Tags:

Mais artigos