Finalidade de Revisão
Muitas culturas ao longo da história têm usado a cannabis para tratar uma variedade de doenças dolorosas. Dor neuropática é uma condição complicada que é desafiadora para tratar com nossos medicamentos atuais. Descobertas científicas recentes elucidaram o papel intrincado do sistema endocanabinoide na fisiopatologia da dor neuropática. À medida que as percepções sociais mudam, e a legislação sobre cannabis medicinal relaxa, há um crescente interesse no uso da cannabis medicinal para dor neuropática.
Resultados recentes
Examinamos pesquisas científicas básicas atuais e dados de ensaios controlados randomizados recentes (RCTs) avaliando a cannabis medicinal para o tratamento da dor neuropática. Esses estudos envolveram pacientes com etiologias diversas de dor neuropática e incluíram cannabis medicinal com diferentes concentrações de THC e rotas de administração. Vários RCTs demonstraram eficácia da cannabis medicinal para o tratamento da dor neuropática, com número necessário para tratar valores (NNT) semelhantes às farmacotherapias atuais.
Resumo
Embora limitada por pequenos tamanhos amostrais e curta duração do estudo, as evidências parecem apoiar a segurança e eficácia da vaporização de cannabis de curto prazo, de baixa dose e parto mucosal oral para o tratamento da dor neuropática. Os resultados sugerem que a cannabis medicinal pode ser tão tolerável e eficaz quanto os atuais agentes neuropáticos; no entanto, mais estudos são necessários para determinar os efeitos a longo prazo do uso da cannabis medicinal. Além disso, pesquisas contínuas para otimizar a dosagem, as relações com o canabinoide e as rotas alternativas de administração podem ajudar a refinar o papel terapêutico da cannabis medicinal para dor neuropática.