Cannabis e HIV Dor Tratamento de cannabis medicinal para dor crônica: Resultados e previsão de resposta 

Tratamento de cannabis medicinal para dor crônica: Resultados e previsão de resposta 

Contexto 

Embora estudada em alguns ensaios controlados randomizados, a eficácia da cannabis medicinal (MC) para dor crônica permanece controversa. Utilizando uma abordagem alternativa, essa coorte prospectiva multicêncita, baseada em questionário, teve como objetivo avaliar os efeitos a longo prazo do MC sobre a dor crônica de várias aetiologias e identificar preditores para o sucesso do tratamento de MC. 

Método 

Pacientes com dor crônica, licenciados para usar MC em Israel, relataram intensidade média de dor semanal (desfecho primário) e sintomas relacionados antes e aos 1, 3, 6, 9 e 12 meses após o início do tratamento do MC. Um modelo linear geral foi utilizado para avaliar os desfechos e identificar preditores para o sucesso do tratamento (redução ≥30% na intensidade da dor). 

Resultados 

Um total de 1.045 pacientes preencheram os questionários de linha de base e iniciaram o tratamento de MC, e 551 completaram o seguimento de 12 meses. Aos 1 ano, a intensidade média da dor diminuiu da linha de base em 20% [-1,97 pontos (IC95%= -2,13 para -1,81; p < 0,001)]. Todos os outros parâmetros melhoraram em 10%-30% (p < 0,001). Uma redução significativa de 42% [redução de 27 mgs; (IC95%= −34,89 a 18,56, p < 0,001)] da linha de base em morfina equivalente dose diária de opioides também foi observado. Os efeitos adversos relatados foram comuns, mas principalmente não graves. Presença de duração normal a longa do sono, menor índice de massa corporal e menor escore de depressão previram sucesso relativamente maior no tratamento, enquanto a presença de dor neuropática previu o contrário. 

Conclusões 

Este estudo prospectivo fornece mais evidências para os efeitos do MC na dor crônica e sintomas relacionados, demonstrando uma melhora geral leve a modesta a longo prazo das medidas testadas e identificando possíveis preditores para o sucesso do tratamento. 

Artigo: Medical cannabis treatment for chronic pain: Outcomes and prediction of response

DOI: https://doi.org/10.1002/ejp.1675

Tags:

Mais artigos

Canabinoides reduzem hiperalgesia e inflamação através da interação com receptores periféricos CB1 Canabinoides reduzem hiperalgesia e inflamação através da interação com receptores periféricos CB1 

Os efeitos antinociceptivos centrais dos canabinoides foram bem documentados. No entanto, relativamente pouco se sabe sobre os efeitos periféricos dos canabinoides na inflamação. No presente estudo, avaliamos os efeitos dos [...]